Brotos, como é fácil cultivar em casa!

Brotos, como é fácil cultivar em casa!       

Por Dr. Augusto Vinholis  
Cientista Bio-Médico    


É muito fácil produzir brotos em casa. Vai ser formidável! Você sentirá todo(a) poderoso(a). Você vai produzir alimentos em sua casa! Basta comprar a semente adequada do cereal desejado. As sementes não podem ter agrotóxicos e devem ser de boa qualidade. Alfafa, feijão e milho são cereais facilmente manuseáveis para brotar. A semente de girassol pode ser comprada em qualquer supermercado, na seção de alimentos para aves (pois os mesmos não devem conter agrotóxicos, devido aos danos que causariam às aves). Leis Federais! O milho deve ser aquele que se compra para dar às galinhas! Cuidado e atenção!

Modo de preparar:
Lavam-se as sementes com água corrente. Deixa-se de molho na água, por mais ou menos seis horas, para elas incharem. Retira-se toda a água. Colocam-se as sementes espalhadas sobre um escorredor de arroz. Põe-se um prato debaixo do escorredor, coberto por um papel toalha, para receber o excesso de água. Molha-se, borrifando pouca água sobre as sementes, três vezes ao dia. Água em excesso faz criar fungos e estraga os brotos. Coloca-se em local arejado, porém escuro. Pode ser dentro do guarda-louça ou do armarinho, debaixo da pia da cozinha ou outro ambiente adequado (debaixo da cama, quando não houver espaço). Porém, sempre escuro, senão os brotos não crescem rapidamente. Após alguns dias (três a quatro), as sementes estarão brotando. Continue molhando, conforme explicado. Quando estiver com duas folhinhas, coloque os brotos ao sol, durante meia hora por dia. A partir daí, os brotos já poderão ser consumidos. Pode-se consumi-los paulatinamente, ou seja, um pouco por dia. Porém continue borrifando pouca água (com o borrifador de molhar as plantas). Eles estarão sempre com Energia Vital.

Uso:
Pode-se usá-los em salada crua, misturada com folhas e raízes. Pode-se misturar com comida cozida. Ou usá-los batidos no liquidificador com frutas e ou cereais.Atenção: Não se deve cozinhar os brotos, nem mesmo refogá-los, pois perdem todas as vitaminas e a Energia Vital, que são o seu valor nutricional. Obs:Caso você more em uma cidade onde haja Super Mercado desse grandes,você encontrará os brotos já prontos.

O que fazer?
Retire os brotos de dentro da caixinha de plástico ,coma a quantidade desejada. O restante coloque dentro de uma vazilha bem espalhados.Pode ser uma forma de pirex ou outra qualquer.
O importante são duas coisas:ponha duas folhas de papel toalha no fundo da vasilha e coloque-a dentro de um local escuro e protegido de insetos.

Continue borrifando água pelo duas vezes ao dia.Não muita. O suficiente para umedecer.
Então você terá brotos mais dias e maiores.
Não siga a orientação do produtor de guardar na geladeira pois eles morrerão e começará aparecer um mal cheiro. E então eles não servirão mais e deve-se jogar fora.

SHCGN 716 BLOCO L CASA 5 CEP 70770-742
ASA NORTE
BRASÍLIA - DF

© 2007 Dr. Vinholis: Longevidade com Qualidade de Vida.

ComunicaWeb - Soluções para Internet